quinta-feira, 19 de agosto de 2010

BIBLIOTECA


São infinitas as possibilidades transcritas numa biblioteca. Lá se encontram sonhos, planos, teorias, discursos e histórias que se moldaram por décadas para se constituírem em um único objeto: o livro. Pena, e digo isso consternado da dor mais profunda que pode povoar o coração de um leitor, que os ditos sujeitos que tem acesso aquele espaço, não são pelo menos em conduta, dignos dele.
A biblioteca é por nomenclatura e consciência sinônimo de silêncio, e é lamentável que algumas pessoas apresentem um comportamento comum a meios mais densos, como feiras livres, e se sintam a vontade para se portarem do mesmo jeito numa biblioteca.
Se o que diferencia o homem dos animais é a capacidade de discernimento sobre o que é certo, ou errado, penso que os “irracionais” que hoje frequentam o espaço da biblioteca do Campus VI da Universidade do Estado da Bahia na cidade de Caetité, aqui se lê usuários e funcionários, devam refletir se já possuem consciência suficiente para frequentar um espaço acadêmico destinado a leitura, portanto, ao silêncio; conscientes de que o seu direito começa onde o do outro termina, ou diante da impossibilidade deste fato, assumam a situação e busquem instâncias inferiores antes de almejarem tais espaços. Aqui fica uma humilde sugestão: escolas de adestramento “humano”.

4 comentários:

  1. Muito bom o texto! E a idéia do jornal tb é fantástica, temos muita necessidade de escritos que questione aquele espaço que se diz acadêmico.
    Abraços.

    Bakunin

    ResponderExcluir
  2. O que ocorre na Blibioteca do Campus VI da UNEB é um problema crônico. Não só o DA de História, mas representantes estudantis de outros cursos, membros do DCE no referido Campus e até professores já tentaram um diálogo que melhorasse a situação. A direção sabe o que acontece, a reitoria sabe o que acontece e há mais de um ano lutamos pela "moralização" daquele espaço que essencial na nossa formação acadêmica. A luta não deve ficar apenas com os representates estudantis todos os estudantes conscientes do que ali acontece devem se levantar contra o desrespeito e a falta de educação que reina nossa Blibioteca.
    Parafraseando Marx, convoco, Estudantes de toda a UNEB uni-vos. Só assim conseguiremos mudar essa cruel realidade

    ResponderExcluir
  3. Amei o blog, principalmente pela reclamação e pela conscientização aqui estabelecidas, as quais seguem não apenas aos alunos, mas também aos funcionários do espaço bibliotecário.

    Sugiro apenas que os textos já sigam o padrão do novo acordo ortográfico (assembleia, frequentam).

    Aplausos aos organizadores.
    E um abraço a todos.

    ResponderExcluir